segunda-feira, 22 de maio de 2017

Update: Desvendando e Desenhando Quadrinhos

DESVENDANDO E DESENHANDO QUADRINHOS - SCOTT McCLOUD
Digitalização e Tratamento 2.0 e 1.5: Outsider Z/HORDA Scans

PARA BAIXAR, CLIQUE AQUI

Na Era de Ouro dos scans, ou seja, assim que comecei a postá-los, também comecei a receber várias contribuições de pessoas que frequentavam o blog. Alguns eram constantes, já outros vinham e deixavam sua contribuição uma única vez. Algumas delas eram únicas, mas inesquecíveis. Foi o caso do primeiro scan de Desvendando os Quadrinhos, de Scott McCloud. 

 Alguém me enviou o livro escaneado e disse que ele nem era mais publicado. Foi preciso escanear um volume que se conseguiu de uma biblioteca. Aquilo me deixou pasmado. Mais ainda quando soube que o trabalho tinha sido feito por um casal. Unidos no amor e no compartilhamento de arquivos. Como não se identificaram, os apelidei de o Casal Fantasma. 

 O mais importante para mim, foi que não apenas pude não apenas compartilhar o livro, mas conhecê-lo, já que não fazia ideia de sua existência. Não conhecia Scott McCloud e nem o seu trabalho brilhante. Afinal, nada melhor para explicar os quadrinhos do que um livro... em quadrinhos.

 Livros que tentam destrinchar um assunto podem ser extremamente maçantes se feitos da forma errada. Se o assunto quadrinhos fosse tratado em um livro de texto corrido, com extensas palestras enfadonhas sobre o que ele é, como surgiu e o que significa, era bem possível que se deixasse até de gostar do mesmo. MCCloud fez o mais óbvio para o tema: tratou-o como pede o figurino, fazendo uma preleção toda em quadrinhos. E mais, quadrinhos divertidos.

 O autor nos mostra a origem dos quadrinhso indo bem mais no passado do que estamos acostumados. Também discorre sobre o asunto dando o seu ponto de vista sobre o que é, e como deve ser encarada esse tipo de arte. Muito mais do que um passatempo infantil, os quadrinhos tem uma simbologia toda própria e merece ser mais estudado e respeitado, coisa que McCloud nos ajuda a entender. 

 Tempos depois a editora relançou Desvendando os Quadrinhos em uma edição comemorando seus 10 anos, que é esta que aí está, em uma nova digitalização. A editora também lançou os outros dois livros de McCloud, Reinventando so Quadrinhos e Desenhando Quadrinhos. Desenhando Quadrinhos foi feito um update do scan que já existia e Reiventando Quadrinhos em breve estará de volta. 

2 comentários:

Otávio Meirelles disse...

Obrigado Sr. Honorato!

Quem sabe com essas dicas eu consiga desenhar algo, o sonho sempre existiu, só faltou o talento.

Abraço!

Marcelo disse...

Essa série de livros só parecem amigáveis. A quantidade de informações por páginas é tão denso que dificilmente alguém que tentar ler como se ler um quadrinho irá resistir para mais de 10 páginas de uma vez. O pior é que por ser em forma de quadrinhos o cérebro te leva a tentar encarar essas edições de uma tacada só. Tenho pena de quem tenta fazer isso.

Business

category2