terça-feira, 25 de abril de 2017

Pyongyang

PYONGYANG: UMA VIAGEM À CORÉIA DO NORTE - GUY DELISLE
Tradução e Letras by The Man Without a Name

PARA BAIXAR, CLIQUE AQUI

Depois de Shenzhen, na China, Delisle parte agora para Pyongyang, na Coréia do Norte, país que vive uma ditadura comunista já há algumas décadas.

Delisle, assim como em Shenzhen, foi a trabalho, para uma empresa de animação, que terceirizava o trabalho para a Coréia do Norte. Ele foi como supervisor e seus patrões o fizeram assinar um termo prometendo não revelar nada do que visse em sua viagem. Quando a empresa faliu, Delisle publicou esta HQ. 

Delisle foi acompanhado quase que constantemente de um tradutor e de um guia. Também foi proibido de entrar no país com coisas como celular ou walkman. A internet no país é proibida. 

O cartunista e animador pode sentir na pele como é o endeusamento aos líderes do país. Mesmo morto Kim Il-Sung ainda é considerado presidente e tudo gira em torno de sua pessoa. Seu filho Kim Jon-Il é o atual ditador do país, que zela por esse título, sendo o mais tirano possível. 

Apesar das restrições, Delisle tenta tirar o máximo de proveito de sua estadia, indo aos lugares permitidos - e algumas vezes aos não permitidos - que geralmente são aqueles onde se cultua a imagem de Il-Sung. 

Mergulhado em uma crise devido a fome, o governante deixa as ONGs internacionais agirem no país para darem ajuda humanitária, não por ser humanitário, mas por interesse político. 

Enfim, uma visita virtual a um país ao qual é problemático de se visitar.




5 comentários:

Luiz Sewage disse...

Assisti um documentário sobre a Coreia do Norte no Netflix que se chama The Propaganda Game, vale a pena conferir.

Cicero disse...

Bem legal. Me lembrou um pouco o Persépolis, embora tenha a enorme diferença de ser o olhar de um estrangeiro que está de passagem, e não a visão de alguém nascido e criado no país. A Coréia do Norte é hoje um dos países mais bizarros do mundo. Dentro do mundo civilizado, parece inimaginável que toda uma população possa venerar de tal forma um homem, e que gaste tanto tempo e esforço para se criar uma enorme utopia que seja seguida às custas da liberdade e outros sacrifícios.

Rodrigo Eiras disse...

Existe a possibilidade de upar os seus arquivos sem ser pelo megaupload? Fiz meu cadastro mas não consigo baixar; sempre aparece que já ultrapassei o limite de downloads para uma conta gratuita mas na verdade, nunca sequer baixei nada. :/

Leitor de Gibi disse...

Rodrigo,
O MEGA é um menos piores serviços de armazenamento. Observe na coluna à direita neste blog um post em destaque com dicas e orientações de como burlar estas restrições de limite.

Eudes, muito grato pela história. Fico imaginando a situação de sempre ter uma "sombra" como guia.

Rodrigo Eiras disse...

Leitor de Gibi, obrigado pela dica! Pesquisei pelo torrent mas não pensei que era tão fácil burlar o mega upload, baixei o megadownloader e agora é só alegria =) Valeu pela dica! E adeus vida social.

Business

category2