sábado, 31 de maio de 2014

Batman: Contos do Demônio


BATMAN: CONTOS DO DEMÔNIO
Scans Rapadura Açucarada/ÐØØM™ Scans/Onomatopéia Digital


Image and video hosting by TinyPic
PARA BAIXAR, CLIQUE AQUI


Numa época em que Batman havia se tornado mais conhecido pelo seriado Batman, da década de 60, com Adam West, a DC começava a querer trazer de volta aquele morcego soturno e assustador, que era a forma original em que o Cavaleiro das Trevas foi criado. Para isso colocou Denny O'Neil nos argumentos e um ilustrador que vinha fazendo muito sucesso, Neal Adams. O'Neil sabia que, para estar a altura de um herói tão intimidante, ele precisava de um inimigo que fosse muito mais que uma simples aberração de circo de horrores. Alguém que fosse condizente com sua postura revigorada de combatente do crime. Foi aí que surgiu Ra's Al Ghul, o Cabeça de Demônio.

Muito distante da psicopatia de Coringa e Duas-Caras, Ra's era um inimigo intelectual. Na verdade, ele não odiava o encapuzado, o admirava como um inimigo competente e até mesmo o via como um possível genro, casado com sua filha sedutora, Talia que, com o decorrer do tempo, e da cronologia, mesmo pós-Crise, lhe faria um filho.

A edição traz essas primeiras aventuras (pré-Crise) entre os dois grandes personagens. Neal Adams não é o ilustrador de todas as histórias, divide essa tarefa com Dan Adkins e até mesmo com Michael Golden. A arte de Adkins se apequena diante da entrada repentina de Adams. A DC parece que recoloriu - aparentemente usando a pintura digital - e pode ter prejudicado um pouco a arte original. Mas, cá estão os primeiros embates entre Batman e Ra's Al Ghul em mais uma parceria entre ÐØØM™ e Rapadura Açucarada.


domingo, 25 de maio de 2014

Homem de Ferro: Guerra das Armaduras


O INVENCÍVEL HOMEM DE FERRO: A GUERRA DAS ARMADURAS
Uma Produção Rapadura Açucarada/ÐØØM™ Scans/Onomatopéia Digital


Image and video hosting by TinyPic
PARA BAIXAR, CLIQUE AQUI


Tony Stark faz uma descoberta estarrecedora: a tecnologia da armadura que ele usa para combater o crime foi roubada e vendida a vários elementos, entre eles criminosos e agentes do governo. Ao saber que sua invenção pode ter causado mortes de pessoas inocentes, Stark toma uma decisão final, vai caçar e neutralizar toda e qualquer armadura que contenha os componentes criados por ele. Porém, a coisa não será tão simples assim.

Para conseguir destruir o que é seu, o Homem de Ferro vai entrar em conflito não apenas com supervilões, mas com o governo do seu e de outros países e até mesmo com amigos como o Capitão América e os Vingadores da Costa Oeste. Em sua guerra pessoal, acabará sendo considerado um criminoso, como aqueles contra quem ele tanto luta.

Esta saga escrita por David Michelinie faz parte dos clássicos do gladiador dourado, e foi desenhdo por Mark D. Bright, com a ajuda de Bob Layton. E, para fechar com chave de ouro, o epílogo é desenhado por ninguém menos que Barry Windsor-Smith.

Para a empreitada que foram estes scans, contei com a ajuda de A. Bispo dono do ÐØØM™ Scans, fazendo a outra metade do trabalho que é "remasterizar" as páginas, deixando-as perfeitas para se ler no computador e/ou tablet, me deixando livre para fazer mais scans.


TUTORIAL: COMO ESCANEAR UMA HQ MÉTODO ULTIMATE RAPADURA

Image and video hosting by TinyPic
A vítima inocente

Image and video hosting by TinyPic
Ainda sem saber de nada

Image and video hosting by TinyPic
De repente, o maníaco ataca!

Image and video hosting by TinyPic
Estraçalha com requintes de crueldade

Image and video hosting by TinyPic
Enterra o corpo

Image and video hosting by TinyPic
Que volta como Scanparzinho, o Digitalizadinho Camarada! FIM


terça-feira, 20 de maio de 2014

The Walking Dead: Os Mortos-Vivos - Vol. 03


THE WALKING DEAD: OS MORTOS-VIVOS - VOL. 03
Scans by Rapadura Açucarada/Onomatopéia Digital


Image and video hosting by TinyPic
PARA BAIXAR, CLIQUE AQUI


O grupo de Rick finalmente encontra um pouso. A penitenciária parece ser o lugar perfeito. Claro, sendo o que é, ela só poderia ter alguns moradores restantes. Quatro deles, para ser mais exato. Depois das apresentações formais, e de descobrirem que são prisioneiros, Rick acomoda seu grupo no lugar. Porém, além de ter de limpar o lugar dos inúmeros zumbis, parece que há monstros a soltas que não estão mortos-vivos.

Assassinatos a sangue frio alarmam todos. Sem saber quem é, só resta a suspeita, o que faz com que Rick precise tomar medidas drásticas, como prender um dos antigos moradores do lugar. Afinal, era o único a cumprir pena por assassinato. Mas, será que é tão simples assim?


quarta-feira, 14 de maio de 2014

Fantasmópolis


GRAPHIC NOVEL: FANTASMÓPOLIS - DOUG TENNAPEL
Scans by Rapadura Açucarada/Onomatopéia Digital


Image and video hosting by TinyPic
PARA BAIXAR, CLIQUE AQUI


A HQ Fantasmópolis foi lançada aqui em 2011. Cheguei até ela por mero acidente, quando ela estava perdida entre outras HQs, na livraria em que eu estava. O que me chamou a atenção nela foram duas coisas: o fato de ser publicada pela Editora Ática - aquela da coleção vaga-Lume - e o traço de desenho animado do autor. Na contra capa, junto a sinopse, dizia que ele era o criador do personagem de videogame Earthworm Jim, que nunca joguei, mas conhecia-o de vista.

A capa e o título não eram nada retumbantes, e se eu não tivesse folheado rapidamente, talvez meu interesse tivesse sido zero. Mas, resolvi arriscar e levar a HQ sobre o menino Garth, que tem uma doença incurável e está com seus dias contatos. Sua mãe está terrivelmente preocupada, ao passeo que ele mesmo parece estar conformado com seu trágico destino. Mas, as coisas sempre podem piorar, não é mesmo?



Image and video hosting by TinyPic



Frank Gallows é um caçador de fantasmas que trabalha para uma agência especialista em mandar assombrações fugitivas de volta para o Mundo do Além. Gallows está em uma de suas missões, tentando capturar um cavalo fantasmagórico e esquelético, quando um acidente faz com que ele envie tanto o cavalo, quanto Garth para o outro mundo. O único detalhe é que Garth não era fantasma, pelo menos não ainda.

Gallows se vê em apuros, pois seu chefe não o quer na equipe de resgate e ele vai pedir ajuda a uma ex-namorada, Claire. O detalhe aqui é que Claire é uma fantasma que se exilou em nosso mundo. E, claro, detesta Gallows por ter dado o fora nela. Mas, apenas Claire tem um veículo secundário que pode fazer com que os dois possam trazer Garth de volta ao mundo dos vivos.




Image and video hosting by TinyPic



Enquanto isso, um Garth apavorado está em um lugar que ele não conhece, acompanhado de um cavalo-esqueleto. Para completar, um garoto mais ou menos de sua idade aparece e diz ser seu avô. É aqui que começa a saga de Garth para voltar para casa. No entanto, descobrirá que tem poderes no Mundo do Além, que faz com que o governante ditatorial daquele lugar queira acabar com sua existência. Para sobreviver e voltar para casa, Garth tem que aprender a usar seus novos poderes sobrenaturais.

Doug Tennapel faz de Fantasmópolis uma animação em longa metragem em quadrinhos. Com um traço ágil, seus personagens parecem estar em constante movimento. Tudo isso faz com que terminemos Fantasmópolis com aquele gostinho de quero mais, se não do mesmo, ao menos de outros trabalhos de Tennapel.


Image and video hosting by TinyPic


terça-feira, 13 de maio de 2014

Livro: O Tribunal das Almas


O TRIBUNAL DAS ALMAS - DONATO CARRISI
"O cadáver abriu os olhos"


Image and video hosting by TinyPic


Estava na livraria quando me deparei com este livro. Para comprá-lo não precisei de mais nada a não ser a frase que vinha abaixo do nome do escritor: "autor de O Aliciador". Só com esta indicação, eu já sabia que seria um excelente livro. Porém, ainda assim eu não estava preparado para o que iria ler. Carrisi poderia dividir em três volumes esta obra, se quisesse ganhar alguns tostões, entrando na moda de estender eternamente as histórias. São tantos elementos em um único lugar que chega a parecer impossível que couberam em um livro de menos de quinhentas páginas. E ele já começa te prendendo pela garganta e sufocando, até você terminar de ler.

Um chamado de emergência leva uma equipe de paramédicos até uma mansão onde um homem está tendo algum tipo de ataque. Quando tentam ressuscitá-lo, vêem em seu peito escrito "me mate". Qual o motivo disso?

Sandra Vega é uma fotógrafa criminal que perdeu recentemente o marido, David. Remexendo nos pertences do marido descobre fotos que o repórter investigativo deixou para ela, como pistas para solucionar a própria morte.

Marcus é um padre que perdeu a memória, mas não a habilidade em detectar o mal. Ele faz parte de uma organização secreta que caça serial killers. E, enquanto procura a jovem Lara, raptada por um assassino que se encontra em coma no hospital, precisa enfrentar, também, alguém que está fazendo justiça com as próprias mãos.

Enquanto isso, num passado recente, uma outra caçada aconteceu. Caçador e presa não se conhecem, o que existem são apenas pistas que levam à devastada Chernobil. Mas, às vezes, é melhor não olhar na cara do abismo, pois, como se sabe, ele costuma olhar de volta.

Nem parece que tudo isso faz parte de uma única história, não é? Mas faz. Carrisi cria uma trama complexa, com personagens complexos, que deixa muitos escritores de suspense policial no chinelo, inclusive conterrâneos italianos. E ele vai mais longe, Carrisi escreve histórias dentro da história e faz com quem cada capítulo seja uma nova surpresa. Para ele, não basta que o livro tenha um final impactante, que o deixa estupefacto. Carrisi faz isso vez após vez, durante toda a leitura, até chegar a um final emocionante.

Em suas investigações sobre a morte do marido, Sandra Vega cruzará o caminho do Padre Marcus, e conhecerá o agente da Interpol, Shalber, que diz ter conhecido seu marido, e estar procurando as mesmas respostas que Sandra. Porém, a policial nunca sabe em quem confiar plenamente. Para saber quem matou seu marido, ela terá de percorrer caminhos obscuros, até mesmo dentro de si.


sábado, 10 de maio de 2014

Fábulas: Volume 04


FÁBULAS: VOLUME 04
Scans by RA/OD


Image and video hosting by TinyPic
PARA BAIXAR, CLIQUE AQUI


A Marcha dos Soldados de Madeira traz guerra! Antes, porém, somo levados até o último castelo, a última batalha da qual saíram os exilados qua ainda estavam presos nas Terras Natais. Uma batalha sangrenta da qual participa o pacato Garoto Azul. Lá, ele conhece Chapeuzinho Vermelho por quem se apaixona, mas estamos em uma guerra e estas costumam ser locais de muita tragédia, para todos. Depois desta aventura em flashback, retornamos ao presente, onde uma outra batalha está prestes a ter início.

Homens de madeira circulam pela cidade e até mesmo João das Fábulas tropeça com eles. Bigby Lobo quer saber por onde estão entrando fábulas, e vai atrás do portal que suspeita estar aberto. Enquanto isso, na cidade das fábulas, a preparação para a grande batalha continua. Mesmo grávida, Branca de neve não deixa de ajudar e os animais da fazenda, liderados por Rosa vermelha vêm para seja lá qual for o seu destino. Entretanto, uma contenda pessoal está para acontecer, nos bastidores. São as fábulas enfretando problemas reais.

Por coincidência a edição foi relançada nas bancas esta semana. Se não a tem, e prefere o papel ao scan, corra até o jornaleiro.


sábado, 3 de maio de 2014

Filósofos em Ação


FILÓSOFOS EM AÇÃO - VAN LENTE E DUNLAVEY Scans by Rapadura Açucarada/Onomatopéia Digital

Image and video hosting by TinyPic
Para baixar, clique AQUI

Os quadrinhos podem falar de praticamente tudo. Esse meio visual e acessível faz com que praticamente qualquer assunto possa ser interessante, claro, dependendo também de quem está no comando. Quadrinhos didáticos, que apenas relatam um assunto com imagens estáticas, sem emoção alguma, tiram qualquer interesse. Um exemplo são quadrinhos contando eventos históricos do Brasil ou sobre personalidades do mesmo. Muitos podem ser bem maçantes, já outtros, como do autor Spacca, podem criar verdadeiro gosto pelo assunto em questão, haja visto seu Santô e os Pais da Aviação, que detalha a vida de Santos Dumont.

Outro assunto que poderia ficar chato em mãos erradas é Filosofia, ou mais exatamente, os filósofos. Se didático demais e com arte dura, seria apenas mais um compêndio entre tantos do mesmo assunto. Nas mãos de Fred van Lente e Ryan Dunlavey ganham vida. Nove personalidades que se destacam na área da filosofia são abordadas de forma muito bem humorada, e adequado para uma história em quadrinhos.

Os dois permeiam a HQ de referências pop culturais, enquanto nos levam a conhecer tais pessoas extraordinárias e que, de um modo ou de outro, mudaram o modo de pensar das pessoas, acrescentando o que sabiam ao consciente coletivo.

A HQ foi uma doação, à qual agradeço, pois confesso que ficava com um pé atrás quanto a ela. Porém, depois de ler, vi que estava perdendo uma boa chance de aprender e de me divertir. A mesma chance que passo a vocês, agora.

TAMBÉM SOBRE FILOSOFIA, NO ONOMATOPÉIA DIGITAL: EPICURO, O SÁBIO
Scans by Rapadura Açucarada/Onomatopéia Digital


Image and video hosting by TinyPic
Para baixar clique AQUI

Epicuro, O Sábio é uma caricatura de uma Grécia que não está nos livros de História. Poetas paranóicos, filósofos afetados, discípulos histéricos como tietes, deuses devassos e outras entidades mitológicas, num enredo que derruba dogmas filosóficos com uma forma implacável de investigação: a sátira absurda.

Business

category2