terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Feliz 2013, Caros Amigos


UMA ALDEIA QUE RESISTE HÁ MAIS DE 50 ANOS
Asterix e Obelix Na Rapadura Açucarada

Image and video hosting by TinyPic


Asterix é mais um daqueles quadrinhos que estavam lá e eu não dava importância... até a chegada dos scans. Eu sempre soube que eram quadrinhos de qualidade, engraçados e inteligentes, mas o mundo dos super-heróis e da Disney não permitiam a entrada de penetras. Claro que isso tudo era agravado pelo fato de Asterix só ser encontrado em livrarias, afinal não são gibis como outro qualquer, são álbuns publicados com um longo espaço de tempo entre eles. No começo era até mesmo um por ano.

No entanto, lembro de esbarrar com os gauleses pelos sebos da vida, mas nunca ter dado a devida atenção. Apesar dos personagens muito simpáticos e cativantes, alguma coisa não me deixava dar a chance que a HQ merecia. Provavelmente algum tipo de preconceito estilo, "ah, não são legais como os de super-heróis". A verdade é que eu até devo ter lido alguma coisa, mas nunca me interessei de verdade. Digo que devo ter lido pelo fato de que o conceito dos quadrinhos de Asterix sempre terem estado presente nas minhas memórias: uma pequena aldeia de gauleses que resistia bravamente ao domínio romano com a ajuda de uma poção mágica que dava-lhes grande força.

No fim das contas não importa muito o motivo de eu não ter lido no passado. O que realmente importa é que acabei redescobrindo esses personagens marcantes e suas aventuras cheias de humor. Criados em 1959 por Albert Uderzo e René Goscinny, logo se tornaram famosos tanto dentro da França quanto fora, sendo publicados em muitos países, inclusive o nosso aqui, sempre pela editora Record.

O sucesso foi tão grande que gerou uma série de desenhos animados em longa-metragem, baseados em vários dos álbuns em quadrinhos, sendo que o último deles, Asterix e os Vikings, foi o que teve a melhor qualidade em matéria de animação. Também surgiram filmes em live action com o consagrado Gerard Depardieu no papel do simplório Obelix, que lhe caiu como uma luva.

Quando os scans ganharam força, Asterix também não ficou de fora dessa onda. Scans dos álbuns começaram a pipocar pela rede, muitos deles sendo os que foram publicados em Portugal. Se fôssemos contar com estes, a coleção dos gauleses irredutíveis já estaria completa na internet, mas eu só sosseguei quando a coleção completa em português/BR estava disponível, o que se deu.... hoje.

Além dos álbuns em quadrinhos, Asterix possui álbuns especiais, que não entram na numeração que vai até 34 álbuns. O melhor desses espúrios é Asterix e Seus Amigos, uma coletânea especial onde vários desenhistas dão sua visão de Asterix, Obelix e sua Turma. Tal álbum inspirou a criação dos especiais Maurício de Souza por 50 Artistas. Também há aqueles que são adaptações das animações em forma de livro ilustrado, com excessão de Asterix e os Vikings e Asterix nos Jogos Olímpicos, que são álbuns com fotos e matérias sobre os filmes live action e que não existem ainda em scans. Um que está fora de todas essas categorias é o álbum Como Obelix Caiu no Caldeirão do Druida Quando Era Pequeno, que é em forma de livro ilustrado e conta esta famosa passagem na vida dos gauleses que é sempre citada. Nem todos estes existem em scans, apenas alguns. Então seguem abaixo toda a coleção oficial e alguns dos especiais. A coleção está em ordem de lançamento. Clique nas capas para fazer o download.


Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic
Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic
Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic
Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic
Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic
Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic
Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic
Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic
Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic
Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic
Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic
Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic
Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic


11 comentários:

Anônimo disse...

Meus parabéns! Você está prestando um serviço público. Infelizmente alguns scans não estão com uma qualidade la muito boa para ler no pc (resolução baixa). Entendo que esses são mais antigos, feitos no tempo em que ninguém tinha monitores com mais de 15' e/ou em HD. Mesmo assim é muito bonito ver essa coleção assim completinha. Parabéns.

Eudes Honorato disse...

Verdade, os antigos realmente são um pequeno problema, ainda mais quan do comparados aos recentes.

Mas, aos poucos serão trocados por novos, só não se tem uma previsão, já que nem os álbuns deles eu tenho.

Duke disse...

Comecei a ler asterix com 9 anos, meu velho tinha a coleção completa (junto com "mortadelo e salaminho").
Lia disney também nesta época, claro. Não lia mesmo era turma da mônica nesta época, nem quadrinhos de super heróis porque não tinha paciência (nem meus pais) de seguir os números... hehe... então era o contrário por assim dizer.

Tradutor de Ferro disse...

Inspirado na metáfora "Só Nixon poderia ir na China", citada por Spock em Star Trek VI, acho que essa postagem só poderia ser coisa do Eudes ! Claro, não é no sentido clássico da citação acima, mas sim que determinadas coisas só podem ser feitas por certas pessoas e mais ninguém.
Eu comecei a ler Asterix há muitos anos, na biblioteca de meu colégio que tinha toda a coleção (até aquele momento, claro). Coincidentemente era 1979, o ano do lançamento de "Asterix Entre os Belgas", o último álbum a ser feito por Goscinny e Uderzo e que em seguida se supôs fosse mesmo o último, dada a morte do argumentista. Após um longo hiato, apareceu "O Grande Fosso", assinado apenas por Uderzo, e a série retomou o rumo.
Asterix é quadrinho autoral, com tudo de bom e de ruim que vem junto. Bom, que o padrão de qualidade nunca baixa, e ruim que a taxa de produção é patética quando comparada com a tiragem de um super-herói Marvel/DC.
Mas enfim, Asterix é um marco dos quadrinhos franceses e também um marco em minha vida, determinando a fixação de meu gosto por quadrinhos, que antes se resumia a revistas esporádicas.
Obrigado, Eudes, longa vida e prosperidade para você e para o Rapadura !
P.S. Permita apenas a pequena correção: a editora de Asterix no Brasil era a Cedibra, no bairro de Olaria, Rio de Janeiro. A Record só pegou a série, se não me engano , em "O Grande Fosso".
Abração !

Eudes Honorato disse...

Poxa, verdade, e ate tem uns scans da Cedibra nesse meio aí. Erro meu.

Bom, eu fiz esse post inspirado em um do site Os Batutinhas, que reuniu todas as edições escaneadas, e de onde ate mesmo peguei 2 albuns que me faltavam.

A diferença foi que procurei fazer apenas com os volumes em Português/BR, e faltavam 2 volumes para que isso pudesse acontecer, volumes que no dia deste post, eu consegui.

O que quero dizer é que tem mais Nixons por aí. hehehehehehe

Nilson disse...

Honorato Primeiramente Parabéns pelo Blog Amigo não consegui baixar o n 15 tem como respostá-lo Um abraço

Eudes Honorato disse...

Nilson, consertado.

Leonardo Bettu disse...

Obrigado pelo pote de ouro chamado Asterix, vou baixar tudo! isso deveria ser tombado pelo ONU! as crianças deviam ser OBRIGADAS a ler isso na escola! utilidade pública! AVANTE RAPADURA!

Anônimo disse...

Melhor postagem da historia , na categoria HQ.
Muitissimo obrigado

Anônimo disse...

muito a tempos estava procurando isso, valeu mesmo

Anônimo disse...

nao estou conseguindo baixar
alguem pode me ajuda ?